Como escolher as verduras?
Uma das maiores dificuldades existentes para quem não costuma passar muito tempo na cozinha é a escolha dos legumes e verduras. Estes conselhos básicos poderão ajudá-lo:
- Lembre-se que há legumes que se deterioram mais rapidamente do que outros, por isso, o grau de frequência com que deve comprá-los deve ser distinto, caso se trate de, por exemplo, cebolas ou de alface.
- As verduras e legumes de folhas verdes (alface, agriões, couves, salsa, coentros, endívias, etc.) deterioram-se rapidamente, pelo que, ao comprá-las, deve verificar se não têm folhas queimadas ou amareladas, nem muito menos pequenos furos, que podem indicar a presença de insetos ou larvas.
- Prefira legumes inteiros, e não legumes cortados e embalados, pois as empresas que os comercializam, durante o corte, incluem restos de verduras e verduras já deterioradas.
- Dê preferência às verduras e legumes agro-biológicos, isto é, cuja cultura não é feita mediante o uso de pesticidas e outros produtos químicos.
Como limpar os legumes e as verduras?
- Comece por eliminar folhas e partes dos legumes que estejam amarelos, podres, moles ou queimados, assim como os talos.
- Lave bem, em água corrente, colocando em seguida de molho em água com umas gotas de vinagre, para eliminar quaisquer parasitas. Se se tratar de legumes em folhas, separe-as e lave-as uma a uma.
Como aproveitar talos, cascas e folhas?
As folhas de couve-flor, de beterraba e de cenoura são muito ricas em nutrientes e ficam deliciosas se refogadas ou em recheios de tortas.
Os talos de agrião, espinafre contêm muitas vitaminas.
Experimente picá-los e refogá-los.
As folhas de nabo e rabanetes são ricas em cálcio, fósforo e vitaminas A e C.
Use a sua imaginação e aproveite aquelas partes em saladas, sopas e refogados.
As folhas de cenoura são riquíssimas em vitamina A. Faça um delicioso refogado com elas.
Antes de descascar a batata, lave a casca com uma escovinha e depois descasque e frite as cascas. Ficam crocantes, além de nutritivas. É um ótimo aperitivo.
Utilize as cascas de maçã para preparar sumos ou chás.
As sementes de abóbora são um ótimo aperitivo. Depois de lavá-las e secá-las, salgue-as e leve ao forno para tostar.
As cascas de abacaxi, quando bem lavadas e fervidas, proporcionam um sumo delicioso.
É só deixar arrefecer, adoçar e bater com gelo no liquidificador.
2 comentários:
Excelentes dicas!Bem variadas e dá pra aproveitar tudo!Bjs,
Olá Dinda,
Nosso mãe adorou as dicas
Tenha um ótimo final de semana
Lambeijos e Ronrons
Pepi e Xixo
Postar um comentário