Salsão
Vitaminas:
O salsão contém quantidades pequenas de vitamina C, cálcio, potássio, ferro, fósforo e magnésio.
Saúde:
O salsão possui também propriedades medicinais. Age como anti-oxidante, evitando a destruição de células, e é usado como um alimento digestivo e refrescante.
Ele só tem uma contra-indicação: rico em sódio, deve ser evitado por aqueles que fazem dieta sem sal. Fora isso, você pode consumi-lo à vontade, cru ou cozido, em sopas, molhos, saldas e até em sucos.
Mostarda Folha
A mostarda-de-folha é cultivada para o consumo de folhas novas na forma de refogados, saladas, em sanduíches, tortas e conservas.
As folhas velhas apresentam sabor muito picante. Trata-se de uma verdura com alto valor nutritivo, rica em minerais como cálcio, ferro, fósforo e em vitamina A e do complexo B, principalmente B1, B2 e B5, além de fibras.
Broto de Alfafa
As proteínas das plantas são facilmente assimiladas pelo corpo humano, são pobres em gorduras e praticamente não contém gordura saturada e colesterol.
As proteínas são construídas de "blocos" chamados aminoácidos. Dos oito aminoácidos essenciais, os brotos de feijão (moyashi) são ricos em sete, superando a carne e o ovo em alguns casos.
O broto de alfafa possui grande quantidade de substâncias bioflavonóides (antioxidantes naturais produzidos pela planta como mecanismo de proteção) que atuam como anticancerígenos nas células humanas.
Vitaminas A, C e E previnem a oxidação de gorduras no sangue, inibindo assim a formação de radicais livres no organismo. Os brotos são boas fontes dessas vitaminas, principalmente A e C. Possuem também alta concentração de minerais.
São utilizados em dietas por atletas, substituindo a carne, além de ser utilizado como fitohormônio pelas pessoas que precisam de reposição hormonal e não podem fazê-lo através de produtos sintéticos.