.

.

.

.

Queridos seguidores e visitantes!

Aqui vocês irão encontrar receitas simples, fáceis e, na medida do possível, rápidas. Assim como dicas culinárias. Não sou "Gourmet", nem "Chef de la Cuisine"! Sou apenas alguém que acredita que cozinhar é um ato de amor!

Aceita um chá ou um café?

Aceita um chá ou um café?

Seguidores de Sabores

Sou brasileira...

Sou brasileira...
...e boa cozinheira!

BLOG AMIGO DOS ANIMAIS:

A nossa cozinha não usa carnes de nenhuma espécie, nem derivados delas, por amor e respeito aos animais.
Seja vegetariano também!

sábado, 23 de outubro de 2010

Soja na cozinha brasileira

ImageChef Sketchpad - ImageChef.com

Texto Cristina Nabuco

O que impede você de consumir a soja é o sabor? Os truques abaixo ajudarão a adaptar o alimento ao paladar brasileiro.

Grãos
Deixe de molho por oito horas. Ou ponha os grãos numa panela de água fervente. Deixe ferver por cinco minutos. Jogue fora a água do molho ou da fervura, lave, adicione água e cozinhe come se fosse feijão. A seguir, pegue uma concha da panela e bata no liquidificador. Refogue com seus temperos preferidos esse creme e o restante da soja. Sirva.

Tofu
Queijo de soja, excelente fonte de cálcio. Ele absorve o sabor dos ingredientes com os quais for preparado. Coloque pedaços de tofu firme na sopa ou misture o tipo mais cremoso com queijo cottage para obter uma pasta para sanduíche.

Leite de soja
Em pó ou líquido, pode ser batido com frutas, acompanhar cereais ou servir de ingrediente para panquecas, molhos e sobremesas.

Missô
Pasta fermentada de soja, contém bactérias benéficas ao intestino. Dissolva uma colher da pasta numa xícara de água quente, adicione legumes, especiarias e prepare a sopa.

Tempeh
Bolo de soja fermentada, rico em fibras. Corte em pedaços pequenos e deixe de molho numa mistura de limão, vinho e alho para enriquecer o sabor, depois grelhe ou jogue pedacinhos na sopa.

Farinha de soja
Nas receitas de tortas, pães e bolos, substitua 30% da farinha de trigo pela de soja. Mais do que isso não é boa idéia porque a ausência de glúten impede os pratos de crescer.

Óleo e Molho de soja
O óleo mais consumido do Brasil é o de soja. Infelizmente, durante o processo de extração, perde-se grande parte dos componentes do grão, inclusive as isoflavonas. O molho de soja também é pobre em fitoestrógenos e tem sal demais. Use-o com moderação.

2 comentários:

Anônimo disse...

Hey, I can't view your site properly within Opera, I actually hope you look into fixing this.

RECANTO DOS AUTORES disse...

Eu não sabia como preparar para ficar tão bom!Gostei das receitas!Bjs,

Related Posts with Thumbnails

5 Mitos sobre o Vegetarianismo

Clique na imagem e...

Conheça meu blog divulgador!

Conheça meu blog divulgador!
Administro meus blogs com paixão!